Vacinação infantil contra a Covid-19 é realizada na cidade

20/01/2022 17:41

A cidade avança na imunização infantil contra a Covid-19, que pode evitar quadros graves e óbitos pela doença. O serviço começou no dia 18, para atender crianças com comorbidades, e já está contemplando a faixa etária de 11 anos sem comorbidades. Cada frasco é aberto após um número mínimo de pessoas necessário para não haver perdas de dose.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, em dezembro de 2021, a indicação da vacina Pfizer/Comirnaty pediátrica para imunização contra Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos de idade. A autorização foi concedida após análise técnica de dados e estudos clínicos conduzidos pelo laboratório.

Seguindo recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde (MG), o serviço é realizado em dias diferentes para crianças e adultos, na Policlínica Municipal. Às terças e quintas-feiras, das 9h às 16h, são atendidas somente crianças – nesses dias, adultos não serão vacinados com nenhum imunizante –, e às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 15h, o serviço é voltado para pessoas acima de 18 anos.

É importante lembrar que crianças com sintomas gripais não podem receber a vacina; em caso de testar positivo para Covid-19, é necessário aguardar 30 dias a partir da data do resultado do exame.


Documentação
É necessário levar a Certidão de Nascimento, comprovante de endereço em nome de um dos pais ou responsável e laudo médico ou receita de medicamentos que comprove a condição da criança que tenha comorbidade ou deficiência. Caso a criança esteja acompanhada por outra pessoa, é necessário apresentar um termo de consentimento assinado por um dos pais.

Compartilhe