Dúvidas

Os sintomas iniciais do coronavírus incluem:

  • Cansaço
  • Febre baixa
  • Tosse
  • Dor de cabeça
  • Dor muscular
  • Congestão nasal
  • Conjuntivite
  • Diarreia
  • Enjoo
  • Perda de cabelo

Qualquer síndrome gripal, ou seja, febre associada à tosse e dor de garganta, pode ser suspeita de Covid-19, já que a doença causa, inicialmente, uma síndrome muito parecida com a gripe ou um resfriado mais forte. Os casos mais graves também apresentam dificuldade respiratória.

As unidades de saúde públicas e privadas e os laboratórios repassam para a Secretaria Municipal de Saúde e para o Governo de Minas os relatórios dos casos notificados de coronavírus recebidos. Com esses dados, a nossa equipe da Vigilância Epidemiológica elabora o boletim que é publicado diariamente pela Prefeitura.

As notificações são feitas na cidade de origem do paciente. Assim, moradores de Nova Lima internados em hospitais de outras cidades são notificados em Nova Lima. Assim como outros pacientes internados nos hospitais de Nova Lima, mas que não residem aqui, são notificados nas cidades de origem.

Às vezes, o Estado divulga dados diferentes dos nossos. Diariamente, conferimos se realmente a notificação é de algum morador de Nova Lima e, quando não é, informamos ao Governo do Estado para que as inconsistências sejam retiradas e colocadas no município de origem verdadeiro. Esse procedimento dura até 48h e, por isso, os dados do boletim do município e do estado podem apresentar alguma divergência.

Nos casos em investigação estão todas as pessoas atendidas nas unidades de saúde da cidade ou que realizaram o teste em laboratórios, que apresentam sintomas que podem ser de Covid-19. O aumento dos casos em investigação pode, também, ser devido ao aumento de atendimentos de pacientes com queixas respiratórias comuns em determinadas épocas do ano.

Sim. A Prefeitura está realizando o RT-PCR, considerado padrão-ouro, em todas as pessoas com sintomas entre o 3º e 4º dias que procuram as unidades de saúde. Também está sendo realizado o teste rápido de antígeno em pessoas assintomáticas que residem com quem está com Covid-19, bem como em locais onde há surto da doença, como em escritórios e escolas, por exemplo. Além disso, o Governo Municipal disponibiliza o teste rápido de anticorpos para aquelas que estão a partir do 10º dia de sintomas.

Toda terça-feira, a Prefeitura emite um boletim epidemiológico detalhando os casos por faixa etária, sexo, comorbidades pré-existentes e por bairros.

Vacinação

Não é possível fazer uma comparação, uma vez que o número de pessoas em cada faixa varia de uma cidade para outra. Além disso, o Governo Municipal está prezando pela total cobertura de cada público.

O Ministério da Saúde envia as doses para os estados de forma proporcional à população, e o governo do estado entrega aos municípios. Porém, em Nova Lima, há uma diferença entre os dados do IBGE e a população real, já que o último censo foi feito em 2010 e houve um crescimento populacional no município neste período, especialmente em algumas regiões.

Nova Lima segue o Plano Nacional de Imunização e também as diretrizes do Ministério da Saúde, que já envia o quantitativo de doses específico para cada faixa etária ou grupo e determina se serão aplicadas como dose 1 ou dose 2.  

O governo do estado anuncia um novo grupo para o qual enviará as doses aos municípios, porém, não é no mesmo instante que a vacinação para essas pessoas começa a valer. É preciso aguardar o envio para saber a quantidade de doses, permitindo o município planejar quais grupos podem ser contemplados dentro daquele lote recebido.

Cada frasco contém 10 doses ou 6 doses, dependendo da vacina. Para não haver perda de doses, especialmente quando a vacinação é feita nas UBSs, é aberto o frasco somente quando há o número correspondente de pessoas na fila para receber as doses.

As pessoas que estão elegíveis para se vacinar, mas ainda não receberam a primeira dose, não perdem a sua vez. A pessoa deve procurar sua UBS de referência para ver a disponibilidade de doses para o dia e ser imunizada.

Em Nova Lima, a vacinação dos profissionais de saúde segue os critérios do Ministério da Saúde  (Ofício circular 57.2021/SVS/MS). O município aguarda o envio de novas doses para esse público-alvo. Porém, é importante ressaltar que, de acordo com o levantamento feito pela Secretaria de Saúde, mais de 8 mil profissionais de saúde foram imunizados na cidade.

O uso de luvas não é obrigatório durante a vacinação. O uso deve ser somente com indicações específicas, como no caso em que paciente ou enfermeira possuem lesões na pele.

Não. A vacina tem como objetivo reduzir os casos graves e moderados. Mas é importante que a maior parte da população seja vacinada para diminuir a circulação do vírus. Mesmo depois da vacina, os cuidados continuam!

As pessoas que receberam a vacina contra a Covid-19, sendo a primeira ou segunda dose, podem tomar a vacina da gripe, desde que respeitado o intervalo de 15 dias após a aplicação da vacina contra o coronavírus.

A Prefeitura tem atuado em diferentes frentes para conseguir efetivar a aquisição de aproximadamente 150 mil imunizantes. Diversas negociações foram iniciadas em território nacional e também fora do país. Atualmente, o Governo Municipal está em tratativas mais avançadas com dois representantes comerciais de venda de vacina e avalia qual delas tende a se viabilizar mais rápido. A Gestão Municipal tem optado pelas negociações em que o pagamento deverá ocorrer após o recebimento das vacinas, porém, essa exigência não tem sido o maior problema, mas sim a falta do produto no mercado e a dificuldade em acessar diretamente os laboratórios que produzem os imunizantes.