Prefeitura de Nova Lima inicia rastreamento e monitoramento de pessoas que tiveram contato com casos confirmados da Covid-19

12/01/2021 14:17

Desde a última sexta-feira (8/1) está no ar um programa criado pela Prefeitura de Nova Lima que realiza o rastreamento e monitoramento, via WhatsApp, de pessoas que tiveram contato próximo com casos confirmados da Covid-19. A funcionalidade faz parte da assistente virtual Bela, implantada pelo município, para realizar atendimento on-line e tirar dúvidas dos nova-limenses sobre sintomas e procedimentos relacionados à doença.

Com a novidade, o Governo Municipal pretende reduzir a propagação e interromper a cadeia de transmissão da Covid-19. Como a doença pode se espalhar antes que os sintomas ocorram ou quando nenhum sintoma está presente, as atividades de investigação de casos e rastreamento de contatos devem ser rápidas, oportunas e completas.

Dessa forma, é fundamental que todas as pessoas que receberem a mensagem pelo aplicativo ou a ligação respondam às perguntas e contribuam com o município para a eficácia das ações de combate à Covid-19. Para a ação, a Prefeitura poderá fazer contato pelos números (11) 9 5474-2762, (31) 9 8006-2868, (31) 9 8006-2870 e (31) 9 8006-3489.

Funcionamento

Uma equipe enviará uma mensagem e um formulário para todo paciente que testou positivo para Covid-19 em Nova Lima. A ideia é que, respondendo ao formulário, o paciente notificado informe o provável local de contaminação, nome e telefone de seus contatos com quem esteve próximo.

De acordo com orientações da equipe técnica de Saúde do município, considera-se contato próximo qualquer indivíduo que esteja a menos de 1,5 metros de uma pessoa infectada, por pelo menos 15 minutos, a partir de dois dias antes do início da doença e até dez dias após a data de início dos sintomas do caso confirmado, mesmo com o uso de máscara caseira. No caso de pacientes assintomáticos, é considerado o contato a partir de dois dias antes da coleta positiva da amostra feita durante o exame.

A pessoa indicada pelo paciente receberá uma mensagem da plataforma com a informação de que ela poderá ter tido contato recente com uma pessoa que testou positivo para Covid-19. Também é esclarecido que, devido ao sigilo, o nome do paciente que a indicou não será informado. Além disso, os dados telefônicos informados serão usados pela Prefeitura exclusivamente para o rastreamento dos casos.

Assim que a pessoa responder à mensagem, será iniciado o programa de acompanhamento, durante dez dias, com disparo automático e diário de mensagem de WhatsApp. Nas mensagens, serão enviados alertas sobre risco de contágio e potencial de transmissão, condições clínicas a serem monitoradas e questionamentos sobre o conhecimento que a pessoa tem das medidas de prevenção da propagação da doença. Caso o monitorado sinalize a presença de sintomas ou dúvidas, será encaminhado ao atendimento humano remoto.

A ação também considerará aquelas pessoas que não responderem às mensagens ou não possuírem WhatsApp, sendo a abordagem realizada por ligação. Assim, integrantes da equipe de rastreamento e monitoramento realizarão contato, caso não haja retorno, tanto dos pacientes confirmados, para que informem as pessoas com quem esteve próximo nos últimos dias, quanto das pessoas que forem indicadas pelos pacientes.