Nova Lima defende revisão da quantidade de doses repassadas

15/04/2021 13:18

Diante de um cenário extremamente desafiador de combate à pandemia da Covid-19, sobretudo neste momento de maior gravidade, a Prefeitura solicitou, ao governo estadual, que a quantidade de doses enviadas para o município seja prontamente revisada, já que a cidade apresenta singularidades que devem ser levadas em consideração. O aumento desse quantitativo se faz necessário por uma série de fatores que tem interferido decisivamente no andamento da vacinação na cidade, apesar da agilidade com que o serviço é prestado à população.

O pedido do prefeito João Marcelo Dieguez foi reiterado em reunião com o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, e demais prefeitos da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte – Granbel, realizada no dia 12. O governo estadual informou que já está atualizando os dados para ajustar a distribuição. A Gestão Municipal aguarda com expectativa que essa alteração já ocorra no repasse dos próximos lotes, para que Nova Lima possa vacinar a população de forma mais rápida.

Cidade já vacinou mais que a média de Minas e do Brasil
A Prefeitura vem realizando a imunização dos públicos-alvo com agilidade, tanto que, em percentual de aplicação de primeiras doses, Nova Lima está muito acima da média de Minas Gerais e do Brasil em relação ao total da população. De acordo com dados extraídos do Localiza SUS do dia 12 de abril (consulta feita, às13h40), o município havia vacinado o correspondente a 13,3% do número de habitantes enquanto o estado estava em 9,2% e o Brasil 9,8%.

Crescimento da população
O governo estadual leva em consideração a população estimada de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente estimada em pouco mais de 96 mil habitantes, e com o número de pessoas cadastradas no Sistema Único de Saúde (SUS), hoje pouco superior a 80 mil.

No entanto, a Administração Municipal entende que esses números estão absolutamente defasados. Isso porque a população nova-limense cresceu consideravelmente nos últimos anos, sobretudo em regiões como Vila da Serra, Jardim Canadá e condomínios – um aumento muito superior ao de outras cidades do estado. Para se ter uma ideia, números da Prefeitura baseados nos cadastros de domicílios registrados, apontam que a população atual é 15% superior à referida projeção do IBGE – e a suspensão do Censo de 2021 dificulta essa atualização.

Cadastro do SUS
Outro fator que tem impactado no repasse das vacinas é que muitos desses moradores, por não acessarem os serviços públicos de saúde, ainda são desconhecidos do SUS – critério determinante para o repasse de doses. É importante ressaltar que a Gestão Municipal não mede esforços e realiza um árduo trabalho de mobilização para que os nova-limenses, sobretudo aqueles que possuem mais de 60 anos de idade, entendam a importância e façam o cadastro no SUS, que pode ser feito clicando aqui.

Contudo, o que se observa no andamento da vacinação é que moradores procuram o serviço sem terem feito cadastro no SUS. Logo, as doses que chegam para determinada faixa etária não são suficientes para imunizar todo o público-alvo, o que explica o fato de outras cidades estarem vacinando pessoas com idade inferior antes de Nova Lima.

Reajuste corrigirá distorção
Nova Lima é reconhecida pelo maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado e um dos maiores PIB per capita do Brasil, fatores que evidenciam uma população com maior expectativa de vida, consequentemente, composta por mais idosos.

A fim de reduzir essa distorção e evitar mais complicações na continuidade do processo de imunização dos nova-limenses, o número de doses repassadas a Nova Lima tem sido menor do que a real demanda e precisa ser reajustado, de modo que passe a atender à realidade local de maneira mais justa, sem privilégios, mas também sem qualquer tipo de prejuízo com relação a outras cidades.