Nova Lima atua em diversas frentes para a compra de vacinas contra a Covid-19

22/04/2021 13:03

À medida que avança a vacinação contra a Covid-19, cresce na população a esperança de se proteger contra a doença que há mais de um ano aflige o planeta. Em Nova Lima, o serviço de imunização prossegue a cada novo lote de doses repassado pelo governo estadual. A fim de tornar o processo mais rápido, a Prefeitura tem atuado em diferentes frentes para conseguir efetivar a aquisição de aproximadamente 150 mil imunizantes.

Diversas negociações foram iniciadas em território nacional e também fora do país, para compras das seguintes vacinas: Sputnik V, Biontech, Astrazeneca, Janssen e Covaxin. Atualmente, o Governo Municipal mantém tratativas mais avançadas com dois representantes comerciais de venda de vacina, e observará qual delas tende a se viabilizar mais rápido. A maior dificuldade tem sido a falta do produto no mercado e a dificuldade em acessar diretamente os laboratórios que produzem os imunizantes.

A articulação da Prefeitura tem se dado junto a embaixadas, grandes empresas e governo estadual. Trata-se de um trabalho sério e intenso que ocorre diariamente, inclusive nos finais de semana.

Esforços começaram antes de 2021
Os esforços para a aquisição de vacinas começaram ainda no ano passado, quando João Marcelo, ainda como vice-prefeito e prefeito eleito para o quadriênio (2021-2024), assinou um memorando de intenções com o Instituto Butantan em dezembro para a compra de 200 mil doses da coronavac. Contudo, o fornecimento dessa vacina ocorreu exclusivamente para o Ministério da Saúde por decisão do governo federal em janeiro.

Desde então, com o objetivo de facilitar o acesso aos imunizantes e dar celeridade à vacinação das pessoas, a Prefeitura passou a compor tratativas junto a grupos, como por exemplo, o Movimento Unidos pela Vacina – que tem apoiado o município nas ações de imunização, como nas quatro edições de drive-thru – e a Frente Nacional de Prefeitos, que também tenta adquirir as vacinas.

Reivindicação ao governo estadual
Algumas ações, devido a um volume mínimo de vacina necessário para negociação, que extrapola a demanda do município, estão sendo realizadas junto ao governo estadual, ampliando assim as possibilidades de acesso ao mercado global.

Enquanto se busca uma solução para a aquisição dos imunizantes contra a Covid-19, Nova Lima defende a revisão da quantidade de doses repassadas, já que a cidade apresenta singularidades que devem ser levadas em consideração.