INÍCIO DA VACINAÇÃO – NOVA LIMA JÁ ESTÁ PREPARADA

15/01/2021 11:57

O Ministério da Saúde anunciou que todas as doses de vacinas produzidas no país, que se encontram em fase mais avançada de aprovação neste momento, serão adquiridas pelo governo federal e distribuídas, exclusivamente, no Sistema Único de Saúde (SUS).

A Prefeitura é a favor da imunização com segurança e de forma simultânea em todo o Brasil e entende ser urgente a colocação em prática desse plano. A cidade já elaborou o seu próprio Plano de Vacinação, está preparada para o início da imunização da população e aguarda que o Ministério da Saúde e a Anvisa aprovem a aplicação emergencial ou a liberação total da utilização de vacinas, que virão via SUS:

• Hoje, Nova Lima dispõe de 18 salas fixas de vacinação, estruturadas com câmaras de vacina, e duas volantes (Água Limpa e Vila da Serra) em condições de serem usadas nessa campanha de acordo com a disponibilidade das doses que vierem a ser aprovadas no país.

• A cidade conta com equipe e insumos necessários para começar a vacinar a população, como um estoque inicial de seringas, além de contrato para a aquisição de mais insumos.

• O município também tem condições de adotar estratégias específicas, seja em domicílio ou drive thru, como já ocorreu no ano passado com a imunização contra a gripe.

IMPORTANTE: como alternativa, o prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez, ainda na condição de vice-prefeito e prefeito eleito, já havia assinado, em 16 de dezembro de 2020, um memorando de entendimento junto à Fundação Butantan para a compra de 200 mil doses da vacina desenvolvida pelo instituto – que agora terá toda a sua produção vendida para o governo federal. Clique aqui para ler.