Entenda como é a aplicação da segunda dose das vacinas contra a Covid-19

27/04/2021 15:28

Atualmente, as vacinas aplicadas em todo o Brasil são a CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, e a AstraZeneca, fabricada pela universidade de Oxford, no Reino Unido.

Essas vacinas são enviadas aos municípios pelos governos estaduais, que as recebem do governo federal, conforme o quantitativo da população, que é baseado nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Quais são as orientações de aplicação da segunda dose desses imunizantes?

  • CoronaVac: deve ser aplicada com intervalo mínimo de 14 dias e máximo de 28 dias, após a aplicação da primeira dose.
  • AstraZeneca: deve ser aplicada com intervalo único de três meses, após recebimento da primeira dose.

A aplicação da segunda dose deve ser agendada ou a pessoa deve se dirigir à UBS no dia marcado em seu cartão?
Ao receber a primeira dose da CoronaVac ou da AstraZeneca, a pessoa recebe um cartão em que consta a data prevista para recebimento da segunda dose.

No caso da AstraZeneca, ela deve se dirigir à UBS na data marcada, que corresponde a três meses após aplicação da primeira dose.

Já no caso da CoronaVac, conforme orientação do próprio Instituto Butantan, a segunda dose pode ser aplicada, no mínimo, 14 dias após a primeira, ou seja, antes da data que está no cartão.

O intervalo entre a primeira e a segunda dose é anotado com o prazo máximo para o caso do município não receber as doses dentro dos 14 dias e, assim, evitar que a pessoa se desloque até a unidade de saúde sem necessidade.

Dessa forma, quando o município recebe mais doses por parte do governo do estado e há pessoas que já receberam a primeira dose há pelo menos 14 dias, os agentes comunitários de saúde podem realizar contato com a pessoa, convocando-a para receber a segunda dose.

É muito importante que, ao ser chamado para a segunda dose, mesmo que a data do cartão esteja um pouco mais para frente, o cidadão compareça à UBS para ser vacinado.

No entanto, caso a pessoa não receba o contato da UBS, deve aguardar para comparecer na data informada no cartão.

O quanto antes a pessoa receber as duas doses, mais rápida será a imunização e a proteção contra a Covid-19, além de que mais ágil será a vacinação em nossa cidade!

Em caso de dúvida, entre em contato com sua UBS de referência, conforme os dias e horários de funcionamento. Para saber o endereço e telefone, clique AQUI.

Compartilhe