Dúvidas frequentes

29/06/2020 11:07

Quando o caso é considerado suspeito de coronavírus?
Qualquer síndrome gripal, ou seja, febre associada à tosse e dor de garganta, pode ser suspeita de Covid-19, já que a doença causa, inicialmente, uma síndrome muito parecida com a gripe ou um resfriado mais forte. Os casos mais graves também apresentam dificuldade respiratória. 

Qual é a recomendação para quem suspeita que está com a doença?
Se os sintomas forem leves, a recomendação é ficar em casa, praticando o distanciamento social, com muita hidratação. Se os sintomas forem moderados, como febre, a indicação é procurar uma Unidade Básica de Saúde. Se os sintomas forem mais intensos, como falta de ar, a orientação é procurar o Ceacor (anexo à UPA) ou o Pronto Atendimento do Jardim Canadá (das 7h às 19h). Nesses locais, será avaliada a necessidade de internação hospitalar. Crianças com menos de 13 anos devem procurar o Hospital Nossa Senhora de Lourdes. 

Como funcionam as notificações?
As unidades de saúde públicas e privadas e os laboratórios repassam para a Secretaria Municipal de Saúde e para o Governo de Minas os relatórios dos casos notificados de coronavírus recebidos. Com esses dados, a nossa equipe da Vigilância Epidemiológica elabora o boletim que é publicado todos os dias pela manhã. 

As notificações indicadas no boletim diário são só de Nova Lima?
As notificações são feitas na cidade de origem do paciente. Assim, moradores de Nova Lima internados em hospitais de outras cidades são notificados em Nova Lima. Assim como outros pacientes internados nos hospitais de Nova Lima, são notificados nas cidades de origem.

Por que algumas vezes o boletim com dados de nova lima Nova Lima diverge com o do Estado?
Às vezes, o Estado divulga dados diferentes dos nossos. Diariamente, conferimos se realmente a notificação é de morador de Nova Lima e, quando não é, informamos o Estado para que as inconsistências sejam retiradas e colocadas no município verdadeiramente de origem. Esse procedimento dura até 48h e, por isso, os dados do boletim do município e do estado podem apresentar alguma divergência.

Por que Nova Lima tem tantos casos em investigação?
Nos casos em investigação estão todas as pessoas atendidas nas unidades de saúde da cidade, que apresentam sintomas que podem ser coronavírus. O aumento dos casos em investigação pode, também, ser devido ao aumento de atendimentos de pacientes com queixas respiratórias comum nesta época do ano.

Todas as pessoas com suspeita de coronavírus estão sendo testadas?
Sim. Os testes rápidos são feitos nos pacientes que estão, no mínimo, há oito dias com sintomas do coronavírus e são notificados pelos serviços de saúde. Além disso, a Prefeitura aprimorou
o protocolo de testagem na cidade e colocou em fase de implantação a realização do exame PCR nos casos notificados a partir do primeiro dia de sintoma.

Quem está sendo testado?
A Prefeitura começou a testar todos os pacientes com suspeita de Covid-19 atendidos entre o mês de março e o dia 31 de maio, para traçar um panorama mais preciso da doença no município. 

Todos os profissionais que atuam em setores mais expostos à contaminação, como os da saúde, da segurança pública e da limpeza urbana também foram testados. 

De onde são os casos confirmados?
Toda terça-feira, a Prefeitura emite um boletim epidemiológico detalhando os casos por faixa etária, sexo, comorbidades pré-existentes e por bairros. 

Quantos testes Nova Lima já fez?
Até o momento*, 3069 pessoas foram testadas, sendo que 1.900 por meio do PCR e 1169 a partir dos testes rápidos rápidos – o que representa 80% dos casos notificados. O objetivo é testar 100% dos casos da cidade. (*dados de 29 de junho)

Qual a diferença entre os testes rápidos e o PCR?
Os testes rápidos identificam a resposta do organismo ao vírus, ou seja, a produção de anticorpos, que são a defesa do corpo. Para que o resultado seja o mais preciso possível, o teste rápido deve ser realizado após o oitavo dia de sintomas. A vantagem desse teste está na rápida execução e obtenção de resultados, desde que realizado no período preconizado. Já os testes PCR são mais precisos e, também, os mais caros. São realizados utilizando um cotonete (swab) no nariz e garganta e identificam diretamente a presença do vírus no corpo do paciente. Eles podem ser feitos nos primeiros dias de sintomas. 

Compartilhe