Cidade passa a testar, com exame PCR, 100% dos casos de coronavírus notificados

20/07/2020 16:02

Diante de um cenário de mudanças rápidas e constantes, Nova Lima avança mais uma vez no combate ao coronavírus. A Prefeitura aprimorou o protocolo de testagem na cidade e colocou em fase de implantação a realização do exame PCR nos casos notificados a partir do primeiro dia de sintoma. Esse teste é considerado “padrão ouro” e antes era usado somente em profissionais da saúde e segurança pública, além de pacientes hospitalizados e em estado grave.

Para isso, o Governo Municipal adquiriu testes PCR e fará novas aquisições de acordo com a demanda. Além disso, está sendo providenciada a compra de geladeiras exclusivas para as unidades básicas de saúde (UBSs), de modo que elas também passem a fazer esse exame em breve.

VANTAGENS DO PCR
Enquanto o teste rápido é feito a partir da coleta de sangue retirado de um pequeno furo no dedo, o PCR ocorre por meio do swab, uma espécie de escovinha que é introduzida na cavidade nasal para coleta do material que será encaminhado ao laboratório contratado para analisar as amostras.

Outra diferença entre eles é com relação ao resultado. Reconhecido pela agilidade, o teste rápido fica pronto em até 15 minutos. Já o resultado do PCR pode sair em alguns dias, conforme a demanda. A vantagem, no entanto, se refere à sensibilidade, já que o PCR é capaz de identificar a infecção ativa na fase inicial da doença, ou seja, se o paciente está com a doença no momento do exame, enquanto o teste rápido disponibilizado pelo município mostra se ele já teve ou não contato com o coronavírus, mas sem conseguir precisar se já está curado ou não.

A partir do resultado do PCR, é possível dar início imediato ao tratamento.

IMPORTÂNCIA DA TESTAGEM
Dentre as ações mais eficazes para conter o avanço da doença está a realização de testes. Segundo especialistas, essa é a melhor estratégia, pois ajuda a criar políticas públicas, isolar quem teve contato com pessoas doentes e prever a estrutura de saúde necessária para o atendimento dos casos.

Embora o Brasil esteja entre os países que menos testam os casos suspeitos em todo o mundo (21,4 testes por mil habitantes), Nova Lima possui número muito superior, com 44 testes realizados para cada mil habitantes.

NOVO PROTOCOLO DE TESTAGEM
Pacientes que procurarem a UBS: o teste será agendado para ser feito no domicílio
Pacientes do Ceacor ou Pronto Atendimento do Jardim Canadá: o teste será realizado no momento do atendimento

Compartilhe