Cadastro no SUS permanece aberto para os idosos em Nova Lima

18/03/2021 16:41

Com a vacinação dos idosos em andamento, a Prefeitura segue cadastrando os idosos que ainda não estão inscritos no Sistema Único de Saúde (SUS) ou que nunca foram atendidos por algum programa municipal de saúde. As pessoas que já são atendidas em UBS ou por algum programa do SUS não precisam se recadastrar.

O cadastro é uma ferramenta importante para a Administração Municipal conhecer a população idosa que não utiliza a saúde pública e saber as necessidades que esse público demanda para o momento da imunização. Além disso, é necessário haver um controle para a distribuição de doses da vacina e esse cadastro permite que a Prefeitura organize melhor as estratégias para a vacinação. Sendo uma exigência do governo federal para garantir transparência e o envio de imunizantes, já que é uma vacina com pouca disponibilidade no país.

COMO SE CADASTRAR
Os idosos de 60 anos ou mais já podem se inscrever no SUS, aguardando a chegada de sua faixa etária para a vacinação. Quem ainda não possui o cadastro deve se inscrever clicando aqui e aguardar. O Agente Comunitário de Saúde da UBS de referência entrará em contato por telefone para realizar o agendamento da data de vacinação em domicílio ou no posto de saúde.

É importante que todos tenham paciência e aguardem o contato feito pelas equipes de imunização. Cada UBS possui uma estratégia para uma vacinação eficiente em suas regiões e dependem da disponibilidade de doses, o objetivo é evitar aglomerações desnecessárias e que a vacina chegue a todos

Os nova-limenses com 80 anos ou mais que ainda não foram imunizados devem ligar na unidade de referência do seu bairro para agendar o atendimento. A relação das UBSs pode ser acessada aqui.