Primeiras profissionais da saúde são vacinadas contra Covid-19 em Nova Lima

19/01/2021 19:08

A Prefeitura de Nova Lima iniciou na tarde de hoje (19/01) a vacinação contra a Covid-19 no município. O ato simbólico ocorreu no hospital de campanha do município – Ceacor e as primeiras profissionais a receberem a imunização foram as técnicas de Enfermagem Carla Cristina Costa de Castro, de 48 anos, e Helena Alves da Silva Dias, de 59 anos, e a técnica em Patologia Silvana Alves, de 48 anos.

No primeiro lote, enviado pelo governo do estado no início da tarde desta terça-feira, a cidade recebeu 659 doses. Essa quantidade foi enviada considerando a proporção do número de profissionais da saúde que estão na linha de frente do enfrentamento à pandemia no município, sendo que esse público será o primeiro a receber a primeira dose.

De acordo com a orientação do governo do estado, o município deverá trabalhar com prioridade dentro da prioridade, visto que a disponibilidade de doses por cidade será entregue gradativamente. Dessa forma, o Governo Municipal vacinará, in loco, os profissionais dos setores de maior nível de exposição à Covid-19, que estão atuando no hospital de campanha Ceacor, na UTI do Hospital Nossa Senhora de Lourdes e nas UTIs específicas para Covid-19 dos hospitais Biocor e Vila da Serra.

Nesta primeira fase, todos os profissionais da saúde serão contemplados, porém, de maneira estratificada, conforme envio das doses pelo governo do estado. Ao todo, Nova Lima possui pouco mais de 5 mil profissionais de saúde, considerando as redes pública e privada.

Após a vacinação dos profissionais de saúde, a expectativa é que sejam imunizados os idosos acima de 75 anos, que contabilizam, hoje, mais de 3 mil pessoas no município. A orientação do Governo Municipal é para que os idosos aguardem o contato, que será realizado pela UBS de referência, e não se dirijam às unidades de saúde.