Nova Lima retorna para a Onda Roxa a partir de 12 de abril

16/04/2021 17:18

Em função do alto número de internações, Nova Lima adotou medidas mais restritivas para diminuição da circulação de pessoas e conter o avanço da Covid-19. A partir de 12 de abril, a cidade retorna para a Onda Roxa. A Onda Roxa permite apenas o funcionamento das atividades consideradas essenciais, além da manutenção das restrições de circulação das 20h às 5h.

No Decreto Municipal nº 11.209, a Prefeitura definiu as regras, protocolos e restrições no funcionamento de atividades industriais, comerciais, autônomas e de prestação de serviços oferecidas na cidade.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O DECRETO 11.209 NA ÍNTEGRA

Entenda como funciona.

Nova Lima já não estava na onda roxa?
Mesmo com as definições gerais, os municípios têm a prerrogativa de serem mais restritivos que a respectiva onda, mas nunca mais permissivos.

Agora, retornamos para o protocolo da onda roxa.

Então, para o comércio voltar é só a Prefeitura decidir pela abertura?
Não! Quando o Governo do Estado decreta a onda roxa, os municípios são obrigados a permitir somente os serviços considerados essenciais, mesmo que não façam parte do Minas Consciente.

Quem decide o que é atividade essencial ou não?
A partir da Deliberação Nº130, de 3 de março de 2021, do Comitê Extraordinário Covid-19, o Governo do Estado é o responsável por definir quais são os serviços considerados essenciais ou não para todas as cidades.

Quando o comércio poderá abrir?
As reuniões para definir em qual onda as regiões do estado estão acontecem semanalmente, levando em consideração o número de leitos disponíveis, pessoas infectadas e outros indicadores. Em caso de melhora dos números, a tendência é um retorno gradual das outras atividades não essenciais.