Nova Lima é uma das duas cidades-piloto de movimento nacional

18/02/2021 16:55

Nova Lima é o único município do Estado de Minas Gerais escolhido para participar de um projeto-piloto intitulado “Unidos pela Vacina”, cujo objetivo é imunizar a população brasileira contra a Covid-19 de forma mais rápida.

Por meio do grupo “Mulheres do Brasil”, foram reunidos em torno de 400 empresários e entidades que pretendem ajudar a destravar eventuais gargalos de logística e infraestrutura para dinamizar a disponibilidade de imunizantes, assim que as doses forem liberadas pelo governo federal, à população de Nova Lima. O projeto não tem como objetivo a compra de lotes de vacinas, já que essa prerrogativa é do Ministério da Saúde. A outra localidade escolhida foi a cidade do Rio de Janeiro.

Nesse sentido, a administração pública e o setor privado vão trabalhar juntos para encontrar soluções e métodos mais eficazes na distribuição. A atuação do grupo vai desde a possibilidade de custear transporte para a chegada mais célere das vacinas em Nova Lima até a reestruturação de salas de vacinação no município. Em outra frente, o projeto colocaria veículos à disposição das equipes volantes da prefeitura, como também a viabilização de locais com estrutura para uma vacinação nos moldes drive-thru. Além disso, poderá haver a cessão de voluntários que seriam capacitados pela Secretaria de Saúde para o preenchimento de dados de formulários eletrônicos.

Segundo os idealizadores, as conclusões do projeto extraídas da experiência nas duas cidades vão servir como balizadoras para que ele seja replicado em outras localidades do país.

O prefeito João Marcelo explicou que a cidade será beneficiada com a iniciativa e se mostrou confiante no desfecho do projeto. Conforme ele, as negociações para a escolha de Nova Lima foram iniciadas na semana passada. Ao permitir a inclusão da cidade no projeto, a administração municipal adiantou que não haverá nenhum tipo de despesa com a iniciativa.