Medidas mais restritivas começa a dar resultados importantes

15/04/2021 13:30

As ações desenvolvidas pelo Comitê de Enfrentamento da Covid-19, além do cumprimento das orientações do Plano Minas Consciente para frear o aumento dos casos de Covid-19, já surtem resultados importantes na cidade. Isso porque a procura por atendimento no Ceacor e o número de testes de PCR positivos para a doença vêm diminuindo; consequentemente, Nova Lima apresenta queda no número de novos casos. Outro dado positivo, resultado das medidas restritivas, é o Índice de transmissão da doença, que caiu de 1,11, em 12 de março, para 0,8, em 12 de abril, estando abaixo de 1,0, que é o recomendado.

Para que esses dados continuem em queda, a Administração Municipal reitera que o momento ainda requer muita atenção com os cuidados, que devem ser mantidos, como evitar aglomerações, manter o distanciamento, uso de máscaras e a higienização das mãos, pois a taxa de ocupação de leitos segue alta e, em casos mais recentes, o período de permanência do paciente internado em CTI continua demorado, de 20 a 30 dias, então a renovação de pacientes é pequena.

Todos os leitos de CTI do Hospital Nossa Senhora de Lourdes estão ocupados e os do Hospital de Campanha – Ceacor operam praticamente o tempo todo no limite de sua capacidade, ou seja, com todos os leitos ocupados. Além disso, há pacientes de Nova Lima internados em outros hospitais da rede suplementar e do Sistema Único de Saúde (SUS) de outras cidades.

Cenário da pandemia
A situação da pandemia em Nova Lima poderá melhorar, se a população cooperar, seguindo os protocolos de segurança contra a transmissão do novo coronavírus. Para se ter uma ideia, alguns dados preveem que a ocupação por leitos de CTI poderá ter queda em 15 dias.

Uma análise mais clara aponta que se uma pessoa que se contaminou há 15 ou 21 dias e houve piora no seu quadro de saúde, ela pode ser internada em leito clínico ou em CTI, o que reflete na ocupação dos leitos. Quando há queda no número de pessoas que procuram atendimentos, consequentemente, a tendência é cair o número de internações.

Atendimentos no Ceacor
Em 18 de março, 111 pessoas foram atendidas no Ceacor; após 18 dias em queda, o número chegou a 60 atendimentos diários em 5 de abril, uma redução de 45,95%; e em 13 de abril, 46 pessoas procuraram a unidade, isso mostra uma queda de 58,56%.

Casos confirmados e percentual de positividade PCR
Nas últimas semanas epidemiológicas (contadas de domingo a sábado) houve uma queda significativa no número de casos confirmados.  A positividade de testes de PCR, por sua vez, registrou 34% por duas semanas seguidas, depois caiu para 33%, posteriormente, para 27%, e, agora, 19%, como registrado no Boletim Epidemiológico do último dia 13.

Onda Roxa
As medidas mais restritivas de fechamento do comércio e de circulação de pessoas foram implantadas pela Prefeitura, em 17 de março, e, depois, a partir de 29 de março, tornaram-se ainda mais restritivas e mantidas até o último domingo, 11 de abril. Neste momento, Nova Lima está na Onda Roxa do Plano Minas Consciente.

Ações contra a Covid-19
As ações, que incluem campanhas de comunicação e fiscalização, vão desde as medidas de orientações de uso de máscaras, higienização de mãos e combate a aglomerações; de distanciamento, capacidade máxima de clientes e restrição de horário de funcionamento em estabelecimentos comerciais; e toque de recolher das 20h às 5h, sendo que essas medidas se tornaram ainda mais restritivas de 29 de março até o dia 11 de abril.