Fique em casa! Se precisar sair, vá de máscara

16/04/2020 10:48

A partir de 16 de abril, uso de máscaras, de preferência caseiras,  é obrigatório para todas as pessoas sempre que saírem de casa, assim como para empregados e funcionários de estabelecimentos públicos ou privados, de acordo com o decreto 10.008/2020.
Nesse sentido, a população é estimulada a confeccionar a máscara caseira. Ela produz uma barreira física que contribui para a contenção do vírus, por esse motivo, é considerada uma aliada para impedir sua disseminação, além das demais medidas como lavar as mãos, usar álcool em gel e realizar o isolamento domiciliar.

Recomendações
Produzir a própria máscara e usá-la sempre que for sair tornou-se uma forma criativa de contribuir no cuidado consigo mesmo e com os outros.  Contudo, é preciso seguir algumas recomendações para que sua utilização seja eficaz. Uma delas é de que o item precisa ser de uso exclusivo e individual, não devendo ser compartilhado nem mesmo por familiares. Outra orientação é evitar o contato para impedir a contaminação da máscara:
– Não tocar, principalmente se estiver na rua
– Lavar as mãos antes de retirar
– Remove-la a partir do laço ou nó da parte traseira.

Higienização
Para isso, é preciso fazer a imersão da mesma em recipiente com água potável e água sanitária (recomenda-se: 10 ml de água sanitária para 500 ml de água potável), por aproximadamente 30 minutos. Depois é preciso lavar com sabão em água corrente, esperar secar e passar a ferro, antes de voltar a utilizar.  A máscara caseira precisa ser trocada sempre que apresentar sinais de deterioração ou funcionalidade comprometida e, para ter eficiência, ela também precisa dessa higienização correta

Produza sua própria máscara
Utilize tecido de algodão, tricoline, TNT ou semelhante. Assegure que a máscara cubra totalmente a boca e o nariz, e que esteja bem ajustada ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.

CLIQUE AQUI E CONFIRA O PASSO A PASSO

Compartilhe