Centro de Atendimento – Coronavírus (Ceacor) começa a funcionar em Nova Lima

31/03/2020 19:21

Atenta ao aumento dos casos da doença, a Prefeitura de Nova Lima passa a oferecer, nesta quarta-feira, 1º de abril, mais um serviço: o Centro de Atendimento – Coronavírus (Ceacor), que terá como principal finalidade a garantia da assistência à população com mais agilidade e segurança, realizando triagem e atendimento de casos suspeitos ou prováveis de coronavírus – com sintomas graves como dificuldade respiratória e falta de ar. Montado anexo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Nova Lima, na Rua José Agostinho, s/n – Oswaldo Barbosa Pena II, próximo à região central da cidade, o centro possuirá capacidade diária de atendimento de até 100 pessoas e será voltado para pacientes acima de 13 anos de idade.

O Ceacor funcionará todos os dias da semana, 24 horas por dia, com equipe formada por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de contar com laboratório e raio-X. O serviço contará ainda com classificação de risco, leitos para observação e isolamento. Além da unidade exclusiva, toda a rede municipal de saúde continua preparada para atuar na contenção do coronavírus.

Além do Ceacor, o município tem tomado inúmeras medidas de prevenção do contágio e de combate à doença, seguindo os protocolos do governo estadual e do Ministério da Saúde. Nesse sentido, a Prefeitura vem reforçando a importância do isolamento social como principal forma de precaução contra a disseminação do coronavírus, especialmente no momento em que a pandemia já atingiu mais de 400 mil pessoas em todo o mundo.

A orientação é para que pacientes com sintomas gripais leves como tosse, coriza, nariz entupido e/ou escorrendo fiquem em casa por, no mínimo, sete dias, mantendo a hidratação e o descanso; em situações de febre é preciso procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência do paciente; já em quadros de dificuldades respiratórias, a orientação é buscar o Pronto Atendimento do Jardim Canadá ou o Ceacor, que também é recomendado para atender os pacientes que necessitam do serviço à noite ou nos finais de semana, já que as UBSs não funcionam nesses períodos. Em situações de alta gravidade, o paciente poderá ser encaminhado ao Hospital Nossa Senhora de Lourdes pelos serviços de saúde. Crianças com sintomas graves devem ser levadas ao PA do Jardim Canadá ou ao hospital.

Nem sempre gripes e resfriados prescindem de atendimento médico. Entretanto, nos casos de pessoas que se enquadram nos grupos de risco como idosos com mais de 60 anos, doentes crônicos, diabéticos, hipertensos, dentre outros, é preciso ter cuidado redobrado, com atenção aos sintomas e ao histórico do paciente.

SERVIÇO:
Nova Lima cria Ceacor – Centro de Atendimento – Coronavírus
Local: Rua José Agostinho, s/n – Oswaldo Barbosa Pena II – Nova Lima/MG
Horário de atendimento: todos os dias da semana – 24h
Data: a abertura do serviço será no dia 1º de abril (quarta-feira), a partir das 7h.